Quando o Deus do outro torna-se o meu demônio: neopentecostalismo
e intolerância com as religiões afro-brasileiras
Texto produzido por Isley Borges da Silva Junior e Alessandro Gomes Enoque.
Religião: isso serve para...
Mas religião? Não podia ser alguma coisa mais atrativa, menos complicada. Por que foi parar aí? Você segue alguma? Então quer dizer que você acha mesmo isso importante?
Candomblé: comunidade e identidade
A religiosidade afro-brasileira é sinônimo de congregação e preservação cultural.
Olhar antropológico: visita à IURD
Altas paredes de mármore, largas portas de vidro com adesivo fumê, cúpula com tijolos de vidro, pilastras douradas e tapete bordô.
Religião: para religar ou para dissolver?
Antônio Flávio Pierucci, excepcional sociólogo brasileiro da religião, já falecido, ministrou uma aula na Universidade de São Paulo que tinha como título "Religião como solvente - uma aula (2006)"...
Religião, coisa que se discute
Creio que não existe clichê mais burro que o "futebol, política e religião não se discute".
Direitos dos Povos
de Terreiro
Livro publicado pela Eduneb, em Salvador, no ano de 2018. Reprodução autorizada pelos autores.
O fio do cotidiano...
O fio do cotidiano são as relações sociais que tecemos na teia da vida. A sua família, aquela amiga com quem toma café nos fins de tarde, o colega que trabalha para viver, a companhia para idas ao parque...
Libertação e conservadorismo: movimentos na Igreja Católica
Brasil, 1950. Enquanto a umbanda e o pentecostalismo disputavam fiéis, a Igreja Católica buscava rumos.
Um orixá na Sapucaí...
Oyá-Bethânia ensinou que o Carnaval também é preto e tem a ver com a tolerância.
O que o bar do Araújo tem a ver com a mundanidade pentecostal?
O Bar do Araújo tornou-se tema de conversa de amigos, referência para memes, objeto de investigação e, sobretudo, de piedade, pena.
Religiosidade cantada no Brasileirinho de Bethânia
Quem acredita que para refletirmos sobre as religiões e as religiosidades faz-se estritamente necessário discutir conceitos sociológicos, antropológicos e históricos, equivoca-se.
Neopentecostais: temos um mundo próspero e abundante
Não fosse a Teologia da Prosperidade, os últimos pentecostais estariam fadados aos ensinamentos da teologia clássica, que diz ser impossível um rico entrar no reino dos céus.
“ÈTÓ FÚN ÀWÒN TÓ YÀTÒ”
Análise do I Plano Nacional de inclusão dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana a partir dos processos de reconstrução da identidade do sujeito constitucional. Reprodução autorizada pela autora.